Representantes da Universidade de Coimbra, Portugal, fizeram uma visita na terça (01/03) ao INSP para apresentar a universidade aos estudantes do Ensino Médio. O motivo do possível interesse veio a partir de março de 2014, quando a UC – Universidade de Coimbra, passou a aceitar os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação.
Para tentar uma vaga na tão concorrida e requisitada universidade europeia é necessário que o aluno não tenha nacionalidade portuguesa, tampouco de outro país membro da União Européia e nem residência habitual nos respectivos países. A UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizerem o ENEM em 2016 ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores (2015, 2014 ou 2013) e que tenham diploma do Ensino Médio.
A palestrante, Isabel Mouta, ressaltou os principais pontos positivos da Universidade, como:
- Qualidade acadêmica;
- produção científica avançada;
- diploma reconhecido internacionalmente;
- universidade como patrimônio da humanidade;
- ambiente diversificado;
- serviços de apoio ao estudante;
- serviços públicos de saúde de qualidade;
- vida cultural e esportiva;
- viagens rápidas e acessíveis para toda a Europa e
- cidade universitária – segura e moderna.
Uma das Universidades mais prestigiadas da Europa, a Universidade de Coimbra também oferece cursos como aprendizagem de idiomas e intercâmbio acadêmico com preparação linguística e de imersão cultural facilitando assim o aperfeiçoamento da aprendizagem.
Algumas dúvidas apresentadas pelos alunos e esclarecidas na palestra foram:
A UC é pública e gratuita?
A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.
Não tenho meios de subsistência para estudar em Portugal, tenho como conseguir bolsas ou outras ajudas financeiras?
A Universidade de Coimbra recomenda que os alunos venham a Portugal com autonomia financeira porque não existem bolsas de estudos para os estudantes internacionais nos moldes idênticos aos do Brasil.
Posso trabalhar em Portugal?
O visto de estudante não contempla a autorização de trabalho remunerado.
Por que o curso de Medicina e de Medicina Dentária não estão sendo oferecidos aos estudantes internacionais?
A Universidade de Coimbra não pôde abrir candidaturas para o Mestrado Integrado em Medicina e em Medicina Dentária, através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, atendendo ao despacho emitido pelo governo português, que contém essa restrição.
Atenção aos interessados: