Professores de todos os segmentos participaram do workshop STEAM MAKER, conduzido pela coordenadora de projetos educacionais e inovação da Rede Piedade, Aline Rejane Martins. Após conhecerem a parte teórica do projeto que prevê a vivência prática de diversas habilidades e competências, os educadores puseram a mão na massa e tiveram que enfrentar uma missão: criar um robô que desenhasse sem a interferência humana.
Potes, pilhas, fios, canetas, motores, cola, tesoura e muito mais, tudo serviu de instrumento para que cada grupo tentasse construir seu protótipo enfrentando diversos desafios. A atividade proporcionou a todos o contato prático – mão na massa – com a cultura maker, que será contemplada em três Espaços Makers diferenciados no INSP, dois exclusivos para Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I e outro para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Assim, todos estudantes experimentarão, a partir deste ano, a vivência concreta de enfrentarem desafios e construírem, juntos, soluções sendo protagonistas na habilidade de resolver problemas, administrar conflitos e gerenciar metas em grupo.
O movimento maker, vem crescendo em escolas do mundo todo. Na Rede Piedade de Educação, o projeto STEAM Maker contempla atividades criadas para praticar as competências do novo milênio de forma concreta.
O encontro também marcou a primeira atividade presencial do Programa de Formação de Professores do INSP após o período de distanciamento social. Na abertura, professoras e alunas da Academia DimensioneDanza apresentaram uma coreografia com alusões à garra e à alegria do educador. Durante a dança, a participação dos docentes de Educação Física e Música chamou a atenção dos presentes. Os professores interagiram com as bailarinas usando objetos esportivos e instrumentos musicais construídos por eles, ou seja, interligando também a temática do evento: cultura maker.