Na sexta, 04/03, o grande projeto institucional que incentiva o hábito da leitura no INSP uniu a música à arte da oralidade na contação de histórias: foi o dia do lançamento do PLINSP – Projeto de Leitura do INSP.
Com as atividades do projeto, os alunos leem de 25 a 35 livros por ano, de acordo com a faixa etária de cada turma. Há livros de diferentes gêneros, o que engrandece a formação cultural da criança em termos de conteúdo e desenvolvimento de vocabulário. Segundo as coordenadoras pedagógicas dos anos inicias do Ensino Fundamental, projetos como este estimulam também a escrita, pois são realizados registros com o foco na interpretação das histórias lidas e na produção de textos. O aluno realiza, com o PLINSP, a leitura de mais de 150 livros ao longo dos 5 anos do segmento, explicam as pedagogas do Instituto.
“Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim. As histórias (…) trazem saberes e experiências acumuladas por várias gerações. Oferecem exemplos de modelos e papéis que, desde a infância, facilitam nossa relação com o mundo. Levam-nos a experimentar as emoções, a treinar’ posturas, a nos identificar com personagens e situações, a sonhar coisas melhores do que temos e a perceber que tudo também poderia ser pior. Contos de fadas, histórias de bichos e fábulas são uma porta de entrada para o mundo da fantasia, e, como podem ver, também uma porta de saída para a vida real”. (Tricate, 2010)