Estudantes refletem sobre inclusão e produzem mapas táteis

Colocar-se no lugar do outro, compreender suas necessidades e buscar soluções: uma verdadeira aula de empatia que aconteceu do 6º ano!

No estudo sobre cartografia no 6º ano, não podem faltar as diferentes formas de se elaborar um mapa. Inclusive, dessa vez, o mapa foi utilizado como meio de estimular a empatia e o respeito ao pensar sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na utilização dos mapas, que são primordialmente ferramentas visuais de representação do nosso espaço. “Tem aumentado consideravelmente a produção dos chamados mapas táteis, ou seja, que devem ser tocados para que as informações sobre o espaço possam ser lidas”, explica a coordenadora do segmento, Márcia Helena Esteves.

A missão foi dada aos estudantes: produzir um mapa tátil do INSP utilizando materiais que tivessem em casa para formar uma textura diferente em cada espaço. Entre os materiais escolhidos, algodão, lixa, paetê, arroz, renda, canudo e muitos outros deram vida ao mapa sensível ao toque. “Ao final da atividade, foi possível compartilhar a experimentação dos mapas produzidos! Sentados em grupos, os alunos foram vendados e puderam, com o toque, descobrir como cada colega também usou a criatividade para elaborar seu mapa tátil do INSP.”. conta a professora Carla Sales de Geografia.

 

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

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