Foram 29 desenhos inscritos no concurso. Eles passaram pela análise de uma equipe multidisciplinar de 34 jurados que selecionaram os três finalistas que foram à votação popular na internet durante uma semana recebendo mais de 1.000 votos.
1º lugar 44,9% – DOMINGUINHOS
2º lugar 28% – LAGUNE
3º lugar 27,1% – MICO-LEÃO-DOURADO
Dominguinhos, a mascote idealizada pelo estudante Miguel Fagundes, do 6º ano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Lavras/MG, recebeu 44,9% dos votos dos internautas, totalizando 447 votos.
Segundo Miguel, a mascote Dominguinhos é a personificação do amor ao próximo e compaixão pelos que precisam de apoio. Inspirado na história de Monsenhor Domingos, fundador da CIANSP – Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, Dominguinhos não poupa esforços para ajudar as equipes esportivas da CIANSP a alcançarem seus objetivos.
“Com muita vitalidade e energia, ele estará na torcida incentivando, encorajando e vibrando por cada competidor. Dominguinhos acredita que um time é muito mais que unir forças para vencer, ele acredita que união é amor”, relata Miguel ao explicar sua criação.
Respectivamente, os 2º e 3º lugares no concurso, o Lagune e o Mico-leão-dourado, receberam e 28% e 27,1% dos votos dos internautas.
O LAGUNE, criação da estudante Laís Aureliano Lourenço, da 1ª série do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ, é um jacaré de escamas azuladas que foi feito com formas mais triangulares e quadradas, demonstrando uma personalidade mais hiperativa e sólida. “Por que um jacaré? Já vi em muitos lugares utilizarem apenas felinos e animais felpudos como mascotes e quis inovar um pouco. Também por recomendação de pessoas próximas a mim para que representasse Jacarepaguá. Seu nome, Lagune, vem da palavra ‘laguna’. Para não impor nenhum gênero, mudei a letra “a” para o “e”. Laguna é uma palavra em espanhol que significa Lagoa, onde os jacarés normalmente moram”, explica Laís.
O MICO-LEÃO-DOURADO foi criação da estudante Ester Menezes Venutolo Duarte, da 2ª série do Instituto São José Sobradinho, Brasília/DF. Segundo Ester, a escolha do mico-leão-dourado se deu por vários motivos, dentre eles, o fato de ser um animal que costuma andar em bando. “Isso me lembra da importância da convivência e do trabalho em grupo, além disso, o mico-leão-dourado é um animal muito habilidoso, ágil e esperto, características fundamentais para qualquer esportista”, explica a aluna.
A mascote que venceu o concurso, passou por um processo de digitalização e adequação profissional para estar pronta para ser utilizada durante o evento. “Foi fácil digitalizar o desenho do Miguel pois ele já chegou com um traço bem feito e com personalidade, características típicas de quem tem aptidão em desenhar. Ajustamos a vestimenta do Dominguinhos de acordo com o personagem que inspirou Miguel: Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro – que tinha olhos azuis, também alterados para o desenho final. Conversamos com o Miguel para usarmos uma bola mais ‘neutra’ para representar a união de todos os esportes. Foi um trabalho de digitalização, mas com a participação do autor”, explica José Alessandro, Relações Públicas da Rede Piedade de Educação que coordenou o concurso.