O Haicai, a forma poética de origem japonesa, criada no século XVI, foi o gênero textual estudado pelas turmas do oitavo ano, durante as aulas de redação da professora Márcia Conceição.
Os alunos foram convidados a conhecer as belezas desse gênero e a entender como se reproduz uma fotografia em palavras. A partir daí nasceu o Projeto “Grave o Instante”. Após a realização de algumas produções sobre a chuva, o mar, o dia e a noite, um desafio maior foi lançado: os adolescentes deveriam, agora, buscar fora da sala de aula, fotos que oferecessem a mistura de elementos naturais, vindos das mãos divinas, e aqueles oriundos do trabalho humano; tudo isso numa pesquisa de campo realizada pelo espaço do colégio ou através da janela de casa.
Os alunos contaram com a ajuda da equipe de comunicação que ofereceu recursos favoráveis ao melhor foco fotográfico. Eles souberam aproveitar a aula prática ocorrida em diversos espaços do colégio e cada um fez o seu arquivo de imagens, utilizando o próprio celular. Após a coleta de material, cada um deveria escolher a melhor imagem e produzir um haicai.